Categories

Most Popular

Febre Amarela: meu cachorro ou gato correm riscos?

mosquitoes-bite-pets
A febre amarela é transmitida pelo mosquito. Lembre-se: troque sempre a água do recipiente do seu pet.

As mortes de humanos e macacos no Espírito Santo provocadas pela doença da Febre Amarela vêm assustando e deixando muitas pessoas com dúvidas sobre as causas e transmissão da doença.

Entre os apaixonados por animais – que estão sofrendo vendo a mortandade dos macacos – surge a pergunta: meu cachorro ou gato pode pegar febre amarela?

Infectologista Tálib Moussallem.
Infectologista Tálib Moussallem.

A equipe da Lifepet conversou com o infectologista Tálib Moussallem, que explicou que não há possibilidade dos cachorros e gatos sofrerem e nem transmitirem o vírus da febre amarela.

O vírus é patogênico somente em primatas, como macacos e em humanos. Ou seja, cães e gatos não sofrem e nem transmitem a febre amarela”, disse.

No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti. Por isso, os tutores dos animais precisam ficar atentos com os recipientes com água parada dos pets.

“O mosquito Aedes aegypti além de transmitir a Febre amarela, pode também transmitir para os humanos doenças como a Zika, Dengue e Chikungunya. Por isso, nós alertamos para nunca deixar os recipientes cheios de água por muito tempo, é preciso trocar várias vezes ao dia ou dar a água pro animal em horário específicos”, alertou.



Tudo sobre a Febre Amarela:

O que é a febre amarela?

É uma virose transmitida por insetos, existe no Brasil há muitos anos, e foi trazida provavelmente pelos escravos. É uma

aedes-aegypti
Mosquito é transmissor da doença.

doença que veio do reino animal: veio de macacos, tem uma transmissão por mosquitos.

O mosquito Aedes aegypti pode transmitir a doença?
O Aedes é um excelente transmissor de dengue, chikungunya e zika, mas um mal transmissor de febre amarela. É preciso que haja uma infestação de Aedes muito grande. Então, no Brasil não teve febre amarela no Brasil desde a década de 40, porque à medida que a gente consegue manter a infestação baixa combatendo o mosquito da dengue, de certa forma a gente está se protegendo da febre amarela”.

Quais são os sintomas da febre amarela?
O início da febre amarela é parecido com qualquer outra infecção viral, inclusive a dengue. Os primeiros dias são de febre, dor de cabeça, alguma dor nos olhos, dor nas costas.

Qual a forma de prevenção da febre amarela?
A prevenção é a vacina, mas as pessoas que eventualmente não puderem se vacinar devem usar o repelente, de preferência o mais duradouro.

Quanto tempo demora para a vacina fazer efeito?
São necessários 10 dias para desenvolver os anticorpos para combater a doença.

Por que, no Brasil, são necessárias duas doses da vacina para estar imunizado o resto da vida?
A Organização Munidal de Saúde (OMS) viu em seus estudos que com apenas uma dose o risco era tão baixo que passa ser desprezível considerando a produção de vacina no mundo inteiro.

Fonte: G1 ES


 

 

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published.*