Categories

Most Popular

Tártaro em pets: causas, prevenção e cuidados!

Dica Lifepet: Cuide do tártaro do seu animal
Dica Lifepet: Cuide do tártaro do seu animal

Quem tem cães e gatos sabe que a partir dos três primeiros anos do animal os dentes ficam envolvidos por uma macha amarelada, o famosos tártaro. Existem formas de prevenir ou combater esse “mal” da boca do seu pet, basta conhecer o que é e como tratar.

O QUE É O TÁRTARO?

Tecnicamente chamado de cálculo dentário, o tártaro é um conjunto de bactérias que utilizam os restos alimentares para se desenvolverem e formar as placas. Por estarem em contato íntimo com a gengiva, provocam irritação da mesma e levam a uma reabsorção das raízes dos dentes.

 

QUAIS ALIMENTOS PIORAM O TÁRTARO? 

Os alimentos pastosos podem levar a um maior acúmulo de bactérias porque “penetram” mais facilmente entre os dentes. O ideal é sempre dar alimentos sólidos e buscar no mercado petiscos que ajudam na limpeza dos dentes.

COMO EVITAR O TÁRTARO EM CÃES E GATOS? 

Nos cães e gatos, que dificilmente conseguimos fazer uma escovação adequada, é praticamente inevitável o acúmulo das bactérias. O que pode ser feito para minimizar o problema é apostar na escovação dos dentes dos nossos pets (com pasta e escovaadequadas) com mais frequência e leva-los ao veterinário para que este profissional realize uma inspeção da boca dos pets.

radiovet1capa
Tártaro em nível avançado.

QUAIS DOENÇAS SÃO CAUSADAS PELO TÁRTARO?

Sim, e a placa bacteriana é foco de infecção para todo o corpo. Pode causar dor, mau hálito, stress, problemas digestivos, entre outros. Na gengivite há comprometimento somente das gengivas que se tornam avermelhadas e inchadas e podem sangrar ao toque. Este estágio é reversível e se o animal fizer uma limpeza de tártaro seus dentes ficarão limpos e a gengiva retornará ao normal.
Já quando começam a aparecer infecções gengivais com formação de pus, desmineralização do osso que sustenta o dente ( a raiz do dente fica aparente) e retração ou crescimento desordenado da gengiva (hiperplasia gengival), está caracterizada a periodontite. Este estágio é irreversível e mesmo após o tratamento o animal ficará com as raízes dos dentes expostas e com a gengiva retraída.

COMO TRATAR O TÁRTARO EM CÃES E GATOS?

Somente um veterinário habilitado é capaz de fazer a correta remoção da placa bacteriana, pois se trata de um procedimento no qual o animal é anestesiado – não por conta da dor, mas sim para que fique imóvel durante toda a execução.
Lifepet cobre limpeza de tártaro

Escovar os dentes dos pets com frequência ajuda a prevenir o tártaro.
Escovar os dentes dos pets com frequência ajuda a prevenir o tártaro.

 

LIFEPET COBRE LIMPEZA DOS DENTES!

Uma limpeza de tártaro custa no mínimo R$ 800 em cachorros até 10 quilos. O plano Premium de R$229,90 é o mais completo da Lifepet é cobre limpeza de tártaro a cada dois anos (que é o recomendado pelos médicos veterinários). O plano ainda cobre cirurgias ortopédicas, castração, dez sessões de fisioterapia, internações, entre outros procedimentos que são custosos para o tutor do animal.

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published.*