Categories

Most Popular

Ração úmida ou seca: qual a melhor para o meu gato?

Ração úmida ou seca: qual a melhor para o meu gato?

Qual ração você costuma oferecer para seu gatinho? Seca ou úmida? Saiba que para ter um pelo brilhoso e macio os felinos precisam, entre vários cuidados, de uma boa alimentação!   

Quando a dieta do animal é balanceada, levando em conta a idade e cada raça específica, seu organismo passa a ter todos os nutrientes que precisa para um bom funcionamento. Sem contar que um gato saudável tem menos risco de contrair doenças, devido a sua boa imunidade.  

A saúde e o bem-estar da sua bolinha de pelos começa com a escolha da ração ideal. Para te ajudar com a melhor escolha para o seu companheirinho, vamos falar dos benefícios e desvantagens de cada tipo de ração. 

Ração seca

A ração seca possui um período de conservação mais prolongado, pode ser adquirida em versões específicas para certos estados fisiológicos (doenças), estilos de vida, faixa etária e raças. Ela é uma boa alternativa também para o tutor que fica muito tempo fora de casa.  

Sua desvantagem é que a textura firme e consistente pode interferir na alimentação de filhotinhos e gatos idosos, uma vez que apresentam dificuldade para triturar o alimento. 

Ração úmida

Já a ração úmida tem a facilidade de palatabilidade, baixo índice calórico e textura macia. Por isso ela é ideal para gatinhos filhotes e idosos que apresentem alguma dificuldade para triturar o alimento. 

A ração úmida também pode auxiliar no tratamento de algumas doenças, como as renais e urinárias, que necessitam do aumento da ingestão hídrica. Ou seja, o alimento úmido se torna muito benéfico para o pet que tem algum problema de saúde e precisa ingerir muito líquido. 

Sem contar que os felinos são animais que costumam beber pouca água, por isso o alimento úmido acaba se tornando uma vantagem. 

Por outro lado, costuma ser mais cara do que a seca e apresenta uma menor conservação em relação ao alimento seco. 

Ração úmida ou seca – Afinal, qual a diferença entre elas? 

Segundo a Médica Veterinária da Lifepet, Dra. Kate Oliveira, tanto as rações secas quanto as úmidas são completas e balanceadas.  

Os dois tipos de ração possuem suas vantagens e desvantagens, sendo que podem ser misturadas no dia a dia do bichano. O que muda é o teor de umidade de cada uma.  

Como fazer a escolha ideal para o seu bichano

Essa escolha pode depender das necessidades de cada felino: energia, rotina, raça, idade e predisposições.  

O correto é perguntar ao médico veterinário antes de qualquer mudança na alimentação do seu pet. É necessário que esse profissional faça uma avaliação adequada para estabelecer uma dieta equilibrada.   

Lembre-se: a alimentação do seu filho de patas é muito importante e as mudanças na sua dieta precisam de uma transição gradual e, sempre acompanhada por um veterinário. 

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published.*