Categories

Most Popular

Chocolate para cães e gatos jamais!

chocolate aos pets jamais

O chocolate, apesar de muito saboroso para nós é um grande perigo à saúde de cães e gatos! Com a proximidade da Páscoa, o tutor precisa resistir ao olhar de “pidão” de seu filhinho peludo.

Segundo Kate Oliveira, médica veterinária da Lifepet Saúde, jamais devemos oferecer esse tipo de guloseima aos nossos bichinhos de estimação. “O cacau é rico em teobromina, substância altamente tóxica aos pets. Essa substância não é bem aceita pelo organismo do animal e possibilita grande risco de intoxicação”, afirma Kate.

Ou seja, bolos, bolachas e quaisquer doces à base de cacausão alimentos totalmente prejudiciais para nossos amiguinhos de patas.

  

SINTOMAS

A teobromina presente no chocolate estimula de forma negativa o sistema nervoso e o fluxo sanguíneo dos animais. Além disso, eleva a temperatura e desregula o ritmo do coração. Pode ainda, provocar crises alérgicas e prejuízos aos pulmões e rins desses bichinhos. 

Entre seus efeitos no organismo, observa-se: 

  • Respiração acelerada; 
  • Alterações gastrointestinais como vômito e diarreia;
  • Sede anormal
  • Estímulos como tremores e convulsões.  

E tem mais! O chocolate assim como outros alimentos com alto teor de açúcar, predispõe os cachorros e gatos a desenvolverem obesidade, diabetes, cáries e outros problemas dentários. 

Não existem níveis seguros para o consumo do chocolate! Sem contar que dependendo do porte do animal, quantidade de chocolate que ele ingerir e da sua sensibilidade ao alimento, as consequências podem ser mais graves e ocasionar a morte do pet. 

Por isso, é importante ficar atento para não deixar nenhum chocolate na vista do seu filho de patas e também, não oferecer doces para ele.

Ingestão acidental – O que fazer?  

Muitos podem até saber que o chocolate é tóxico para os animais, mas caso ocorra o consumo de forma acidental, orienta-se a estimar a quantidade ingerida para informar ao médico-veterinário.  

Portanto, quanto mais rápido o animalzinho for levado para a avaliação desse profissional, melhor são as chances dele de se recuperar e não desenvolver um quadro grave.

Não se recomenda induzir ao vômito JAMAIS, sob o pretexto de impedir a absorção do produto.  O atendimento e toda assistência para cuidar do animal em casos assim, somente o médico veterinário pode realizar.  

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published.*