Categories

Most Popular

Queda de pelo sazonal – O que é?

queda de pelo sazonal

A queda de pelo sazonal tem a ver com as estações do ano!

Gatos e cães em sua maioria, podem soltar pelos durante o ano inteiro! Porém, isso vai ocorrer com mais intensidade durante as mudanças das estações. Isso é o que os especialistas chamam de queda de pelo sazonal.

Veja como ela acontece:

Outono

Durante o outono, que tem início no dia 20 de março e vai até 21 de junho, o pet começa a ter seus pelos substituídos por uma pelagem mais grossa. Dessa forma, ele fica protegido para suportar as baixas temperaturas do inverno.

Primavera

Já na primavera, do dia 23 de setembro até 22 de dezembro, cães e gatos trocam de pelo novamente. Dessa vez, a mudança é por uma pelagem mais fina. Para que assim, o animal consiga suportar as temperaturas elevadas do verão.

Outros aspectos também influenciam

Além das estações do ano, outro motivo que influencia bastante para a queda de pelos do bichinho é o tamanho da sua pelagem.

Cães de pelo curto por exemplo, perdem muito mais fios do que os animais de pelo longo. Algumas raças como pugs e buldoges são campeões em reclamações dos tutores e são justamente, os que possuem uma das menores pelagens.     

No caso dos bichanos, um outro fator como estresse pode contribuir. Ou seja, quando um gato se sente desconfortável e acuado, costuma apresentar uma queda de pelo além do que pode ser considerado normal.

Fique de olho tutor!

Apesar dessa fase ser passageira, é importante saber diferenciar uma queda de pelo natural de um problema de saúde!

A queda sazonal não deve ultrapassar 30 dias! Também não costuma apresentar sinais estranhos como falhas, odor forte, caspas ou opacidade dos pelos. Ou seja, caso o seu cão ou gato tenha algum desses sintomas, o ideal é procurar um médico veterinário para avaliá-lo.


    Deixe um comentário

    Your email address will not be published.*