Categories

Most Popular

Pets também perdem dentes de leite!

Pets também perdem dentes de leite!

Nossos filhotes de patas também têm dentinhos de leite, sabia disso?

A troca completa acontece entre quatro e sete meses de vida dos animais. Por isso, não se espante se encontrar um dente do seu pet no chão de casa.

De acordo com o Médico Veterinário da Lifepet, Eduardo Almeira, os cachorros têm em média 28 dentes de leite e, quando adultos, passam a ter 42 permanentes. Já os gatos têm 26 de leite e apenas 30 permanentes.

Os primeiros a cair são os incisivos, que são os da frente. Na maioria dos casos, os tutores não percebem essa troca, pois os pets engolem os dentes enquanto estão comendo. E o Doutor Eduardo afirma que não há nenhum problema nisso, pois o dente é bem pequeno e é eliminado nas fezes do animal.

Vale lembrar que mesmo sendo um processo quase imperceptível, são necessários alguns cuidados.

O ideal é deixar sempre alguns brinquedinhos pela casa, pois filhotes gostam de morder objetos quando estão na fase da erupção. Nesse período, pode haver também mau hálito, sangramento na gengiva e falta de apetite devido ao incômodo causado nessa região, mas isso é temporário.

Dentição dupla:

Em alguns casos os dentes de leite podem não cair e logo surgem os permanentes. Isso é chamado de “dentição dupla”, que será corrigida com uma cirurgia.

Por isso é muito importante que desde de filhote, seu gatinho ou cãozinho faça um acompanhamento com o veterinário. Tanto para observar esse desenvolvimento quanto para realizar outros cuidados, como vacinação.

A saúde dos nossos adoráveis companheirinhos de patas precisa de atenção. Cuide do seu pet!

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published.*