Categories

Most Popular

Raças de gato: as 5 mais populares no Brasil

Raças de gato

As raças de gato mais comuns no Brasil vão desde o Siamês até o “gigante” Maine Coon.   

Você pode achar que os bichanos são todos iguais mas, isso não é bem verdade… Cada raça tem características específicas. Além disso, nossos peludinhos possuem comportamentos e traços diferentes. Sem contar que, podem sofrer influências do ambiente onde eles vivem.

Então, para você conhecer um pouco mais sobre as raças de gato mais populares no Brasil, listamos aqui cinco delas. Confira!

1 – Siamês

De porte médio, o siamês tem sua origem na Tailândia e vive aproximadamente de 15 a 20 anos. É bastante apegado ao dono e se dá muito bem com outros animais. 

gato siames
Inteligente e altamente sociável, o Siamês gosta sempre de estar com seu dono.

Os siameses são dóceis, leais, curiosos e brincalhões.  

Seu pelo é curto e fininho nas cores: creme, bege, marrom-chocolate, preto ou branco. O focinho, a cauda e as patas costumam ser mais escuras.

Um fato bem curioso sobre esses miaumigos é o leve estrabismo no olhar. Ou seja, os olhos têm mais proximidade um com o outro, na linguagem popular são “vesgos” (uma característica própria dessa raça). 

2 – Persa

Conhecido por sua aparência chamativa, de pelagem longa e bem macia – são os verdadeiros ‘reis’, ou pelo menos é isso que a sua aparência tranquila e majestosa tenta nos passar.  

gato persa
O gato persa teve origem no Irã, antiga Pérsia – o que deu o nome a linhagem.

Apresentam coloração branco e cinza, dourado, alaranjado, malhado, listrado e por aí vai… Sendo que, esse felino tem seu focinho mais plano lhe dá uma carinha de mal, facilmente esquecida quando percebemos a doçura desse felino.  

O gato Persa não é daqueles que vai quase dar cambalhotas durante uma brincadeira ou correr loucamente atrás de uma bolinha. O animal dessa raça é muito afetuoso e extrovertido. Por isso, ele é um bichano mais tranquilo, carinhoso e que adora relaxar no sofá! 

3 – Maine Coon

Maine Coon é a maior raça de gato doméstico do mundo! Esse peludinho grandalhão é muito lembrado por sua habilidade em caçar e geralmente vive de 9 à 15 anos.

A teoria mais conhecida é de que a raça seja um cruzamento de gatos europeus de pelo longo com gatos americanos de pelo curto.

gato maine coon

Maine Coon é uma raça estadunidense, de médio porte e cerca de 12 a 14 quilos.  

O seu pelo pode variar um pouco a textura de acordo com a cor, mas tem pelinhos lisos e geralmente macios. As cores dessa raça são: marrom, cinza, branco, tricolor e tartaruga.

Uma curiosidade é que esses bichanos adoram água! Isso mesmo, o Maine Coon não tem “medo de banho”.

4 – Angorá 

O Angorá é um gato turco de olhos azuis, ou um olho azul e outro de cor de laranja. Seus pelos são longos e sedosos. Ele tem orelhas grandes, longas, pontiagudas e peludas. A raça pode apresentar várias cores, entretanto a mais comum é a branca.

gato angora

O Angorá tem olhos grandes, azuis, dourados, verdes ou um de cada cor. 

Brincalhão e carinhoso, o Angorá é um bom companheiro para crianças. Tem um bom comportamento e surpreende pela sua curiosidade e capacidade de aprender coisas novas.  

Esse gatinho adora brincar e por isso, é perfeito para famílias ativas.

5 – Siberiano  

Essa raça está entre as mais preferidas dos brasileiros, muito dócil ele se adapta bem com crianças.

O gato da raça Siberiano tem a cauda grossa, patas grandes e pelos bem densos.

Afetuoso, brincalhão e ao mesmo tempo cheio de personalidade, o peludinho Siberiano ama acompanhar seu tutor para todos os lados dentro de casa. É calmo, inteligente e um excelente saltador. Ás vezes, um pouquinho carente por atenção, pode não gostar de passar longos períodos sozinho em casa.  

Fisicamente tem um corpo forte e cabeça em forma de cunha com contornos arredondados e suaves. Seus olhos são grandes e redondos, com expressão doce, podendo ser verde, ouro, cobre ou verde-ouro.

Esse amiguinho de patas pode ter variadas colorações, portanto não tem um padrão de cor exata.

São majestosos, de pelagem bem longa e macia. Ou seja, características que se justifica pela sua origem russa, onde o frio é bem rigoroso.

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published.*