Categories

Most Popular

A importância da prevenção no bem-estar de cães e gatos

A importância da prevenção no bem-estar de cães e gatos

A prevenção é sempre o melhor cuidado quando o assunto é a saúde de cães e gatos!

Mesmo com toda a correria do dia a dia, precisamos levar o nosso bichinho de estimação com frequência ao veterinário. Isso ajuda a mantê-lo saudável e bem longe de doenças!  

Esse zelo é de extrema importância! Porque é o médico veterinário quem vai identificar e tratar adequadamente as possíveis doenças no seu peludinho. Além disso, levá-lo ao veterinário representa segurança e bem-estar para toda a família que convive com o pet.  

Você sabe por que seu filho de patas precisa visitar o veterinário e com qual frequência? Sabe a idade ideal para começar a levá-lo ao consultório? É justamente isso que vamos responder nesse post!  

Confira as orientações da Médica Veterinária da Lifepet, Kate Oliveira e entenda a importância da prevenção para o bem-estar do seu filho de patas!  

Visitas ao veterinário ajudam na prevenção

O quanto seu filho de pelos é importante para você? E quando foi a última vez que ele recebeu cuidados médicos ou fez um check-up, hein?

Fique esperto, nem todas as doenças tem sinais e sintomas de fácil percepção… Ou seja, o tutor pode não notar assim tão facilmente a presença de alguma doença só de olhar para o animal. Por isso, a prevenção se torna um excelente cuidado e uma grande aliada no bem-estar do pet.

Levar seu gatinho ou cachorro periodicamente ao veterinário é um passo fundamental para mantê-lo protegido. É no consultório que ele fará consultas e exames para apontar como está sua saúde.

Se você que é mãe ou pai de pet deve desenvolver esse hábito e assim, cuidar para que sua bolinha de pelos fique saudável e viva por muito mais tempo!

Frequência para levar o animal ao veterinário

Para evitar doenças inesperadas, os check-ups com o médico veterinário são fundamentais.

A veterinária Kate, pontua que a frequência dessas visitas depende do ambiente onde o animal vive e também, de outras particularidades.

“O cão ou gato que costuma passear na rua, em praias, espaços públicos e que tem contato com outros animais deve ir ao veterinário a cada seis meses. Já o pet que não sai com frequência, não tem muito contato com outros animais e que encontra-se saudável, pode ser anualmente para check-ups e vacinação”, afirma a veterinária.

Importância das consultas com o veterinário

Existem exames específicos, que se forem realizados periodicamente ajudam a mostrar doenças, antes que elas comecem a se agravar e afetar seriamente a saúde do seu pet. Um diagnóstico precoce vai ser muito bom para o tratamento e a melhora do animal.

Com qual idade posso começar a levar o animal ao veterinário?

De acordo com Kate, é ideal que após o desmame o filhotinho passe por uma primeira avaliação. O veterinário irá realizar os exames necessários e indicar a vacinação. No caso do filhote, a vacinação inicial começa a partir dos 45 dias de vida.

O animal precisa estar em boas condições de saúde e já vermífugo contra vermes para ser vacinado. Outro fator importante é que, a frequência e dosagem das medicações contra vermes, pulgas e carrapatos devem ser orientadas pelo médico veterinário.

Lembre-se! Cuidar da saúde do bichinho de estimação é sinônimo de segurança e bem-estar para toda a família que convive com ele! Além disso, no dia a dia do seu pet ele também precisa de muita atenção e carinho!

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published.*