Categories

Most Popular

Remédio de verme para cães: como e quando dar?

Como e quando devo dar remédio de verme para o meu cachorro?

O remédio de verme para cães é fundamental para evitar problemas de saúde no animal. Por isso, medicar corretamente o pet é prevenir que ele fique doente! Lembre-se: a prevenção é sempre o melhor cuidado quando o assunto é a saúde do seu filho de patas.

Além de manter a proteção do seu bichinho de estimação em dia, esse cuidado também evita a contaminação da verminose para humanos. Sendo assim, vermifugar o animal é tão importante quando as vacinas.

Confira abaixo, como e quando você deve dar o remédio de verme para o seu cãozinho:

Frequência para dar remédio de verme para cães 

Filhotes: 
1ª dose do vermífugo – 15 dias, repetindo após 15 dias. Depois torna-se mensal até o sexto mês de vida. Assim, garantindo  que  todos os vermes adquiridos durante a gestação, através do leite, por ingestão dos ovos ou os mais resistentes realmente estejam exterminados. O vermífugo é em forma líquida por via oral e não em drágea, para facilitar que o filhotinho tome o medicamento.

Adultos:
Cachorro saudável e sem nenhum histórico de vermes pode ser vermifugado a cada seis meses. Por outro lado, o animal com histórico de vermes ou que tem muito em contato com a rua e com outros animais, precisa receber a dose a cada 3 meses. 

Ou seja, a frequência para esse medicamente depende de várias particularidades. Por isso, o ideal é tirar todas as dúvidas com um médico veterinário de sua confiança.  

Comprimido ou líquido  

Se for líquido, gota ou xarope pode ser administrado com ajuda de uma seringa de plástico, sem a agulha, inserindo o remédio diretamente na boca do pet.  

Se for comprimido coloque sobre a língua no meio da boca. Se você colocar o comprimido muito para a frente ou para o lado da língua, o cão vai cuspi-lo. Feche a boca do cão e massageie ou esfregue a garganta até que ele a engula. Se o cão lamber o nariz, o comprimido foi ingerido. Alguns comprimidos podem ser administrados junto de alimentos.  

Dosagem  

A dosagem exata tanto do filhote quanto do cão adulto, precisa ser indicada pelo médico veterinário. Porque as quantidades devem ser compatíveis com o peso do animal e outras particularidades, que devem ser avaliadas pelo veterinário.    
 

Sintomas 

Fique atento! Os problemas decorrentes da verminose são: diarreia, vômitos, sangue nas fezes, dores, perda de apetite, fraqueza, perda de peso, mudança na textura das fezes, esfregar o bumbum no chão, barriga distendida e lambedura excessiva da parte traseira.  Além disso, os vermes podem causar problemas mais graves no animal, atingir órgãos e agravar o estado da doença.  
   

Prevenção 

O correto é que o pet seja consultado sempre com um veterinário para exames periódicos e também para que ele avalie e indique a medicação adequada. Prevenir é sempre o melhor cuidado e cuidar da saúde do seu caõzinho evita a contaminação para o resto da sua família.     

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published.*