Categories

Most Popular

Quanto tempo dura a gestação de uma cadela e quais os cuidados?

gestação de uma cadela

A chegada de filhotinhos é um momento muito especial, não é mesmo?! Mas você sabia que para nascer cãezinhos saudáveis é preciso ter alguns cuidados com a gestação de uma cadela? Muitos tutores ficam cheios de dúvidas e por isso, a Médica Veterinária da Lifepet  (Plano de Saúde Animal), Vânia Ramos tem algumas orientações importantes sobre este assunto!  

Se você optou por não castrar seu pet, saiba que é necessário conhecer as particularidades desse período tão delicado e garantir a saúde da futura mamãe e dos bebês.   

Aqui, você vai descobrir qual o período que uma cachorrinha fica prenha e como saber se ela está esperando filhotinhos. Além disso, a veterinária também explica de que forma o tutor pode ajudar o animal a ter uma gestação saudável.  

Período da gestação de uma cadela  

A gestação de uma cadela dura em média 60 dias, ou seja, dois meses, podendo variar ainda de 55 a 62 dias.      

Segundo a Médica Veterinária Vânia Ramos, esse tempo não dependente da raça, idade ou porte do animal. Normalmente, o período é o mesmo tanto as cadelas de porte pequeno, médio ou grande. O que faz diferença é que o tamanho do animal macho. 

“Geralmente, quando o macho é maior que a fêmea a cesárea será necessária porque as crias costumam não passarão de forma natural pelo canal. Consequentemente sem passagem, o filhote fica preso ao canal do parto e impede a saída dos outros irmãozinhos” afirma Vânia. 

Ou seja, a cesárea é indicada para fêmeas muito pequenas e que não tem passagem para suas crias. Por isso, o recomendado é que o macho seja menor que a fêmea ou do mesmo porte, justamente para que não haja nenhum tipo de risco para a mamãe e seus bebês. 

Como saber se a cadelinha está prenha 

É preciso estar atento ao início do cio, o qual se inicia a partir dos 6 meses de vida da cadelinha. Se o tutor viu o animal cruzando, consequentemente a cadela será mamãe em breve! Saiba que os cães, têm um índice de infertilidade baixo e por isso, quase toda cruza irá gerar filhotinhos. 

Uma forma de saber se a cadelinha está prenha é o crescimento considerável no tamanho das mamas dela, afirma Vânia. 

Cadelinha grávida: cuidados que o tutor precisa ter  

De uma maneira geral a cadela vive normalmente enquanto está esperando seus filhotinhos. Mesmo assim, é fundamental que seja realizado um acompanhamento integral de um médico veterinário para uma gestação tranquila e saudável. 

“Saber quantos filhotes estar por vir é sempre importante quando se trata de parto natural. Quando existe a desconfiança, o ideal mesmo é que o animal passe por um exame de ultrassonografia para confirmar a gravidez. Assim não corre risco de ficar algum para trás”, orienta a veterinária. 

Vânia afirma ainda que, só é possível descobrir o número exato de crias através de Raio x que, pode ser feito ao final da gestação, mas antes dos 60 dias. 

O tutor precisa ficar atento e diminuir o estresse da cadela da cadela durante a gestação, evitando qualquer atividade que possa incomodá-la. Veja os principais cuidados:    

Os passeios podem ser mantidos desde que já faça parte da rotina normal do bichinho. Em relação aos banhos, sua cadelinha se incomoda muito e costuma ficar agitada? Então, o ideal é suspender enquanto ela estiver prenha. 

Outro cuidado é a respeito da alimentação da sua bolinha de pelo! Pode ser oferecida para a cadela uma ração de filhote que contém mais proteínas que outras. Vitaminas orientadas pelo veterinário também podem ajudar. 

Quando a cadela está prenha só pode tomar medicações em que na bula tenham indicações para paciente gestantes ou lactantes. Portanto, precisa ler a bula do medicamento de pulga/carrapatos e verificar se este pode ser dado.  

É normal a cadela passar por uma cesárea?     

Algumas cadelas precisam passar pela cesariana para sobreviver. Como já falamos, ela é necessária em casos que a fêmea é muito pequena e o macho muito grande.       

Mas, geralmente as cadelas dão à luz aos seus filhotes sozinhas. Em alguns casos o animal abre a bolsa amniótica com os dentes e puxa suas crias para fora, corta o cordão umbilical e lambe os cãezinhos. Instintivamente os filhotes encontram os mamilos da mãe e mamam pela primeira vez!      

Porém, nem toda fêmea é boa mãe. Algumas precisam ser auxiliadas durante o parto. Portanto, em alguns casos o proprietário precisa remover a bolsa amniótica e realizar o ato de lamber da mãe (esfregando um “pano” no filhote) e o colocando para mamar. 

É de extrema importância que a cadela tenha um acompanhamento de um Médico Veterinário e realize um raio X para saber quanto filhotes está gerando. O tutor precisa ter responsabilidade sobre os filhotinhos que vão nascer. 

Se você não quiser mais que sua cadelinha fique grávida, o ideal é fazer a castração. Isso pode ajudar o animal de forma muito positiva e traz inúmeras vantagens a vida do animal, confira aqui quais são os benefícios da castração de cães e gatos

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published.*