Categories

Most Popular

Cachorro com falta de apetite. O que pode ser?

Cachorro com falta de apetite

Existem várias razões que seu cachorro tenha falta de apetite!

Um deles pode ser que seu pet simplesmente enjoou da ração. Mas como saber qual é realmente o motivo da falta de apetite e como resolver?

O ideal é escolher uma ração que possui todos os nutrientes necessários para o seu filhote e manter ela. Ou seja, trocar a alimentação de forma radical e constante pode ser prejudicial para a saúde dele.

Cachorro com falta de apetite, o que fazer?

Recomendamos que você crie uma rotina de alimentação para o seu pet. Sendo três vezes ao dia para os filhotes e 2 vezes aos cães adultos. Assim, ele estará com fome no momento das refeições e irá comer toda ração. 

É importante lembrar que esses animais possuem alguns instintos que permitem a eles ficarem até 2 dias sem alimento, com o consumo constante de água. No entanto, se o seu filho de 4 patas continua sem se alimentar ou apresente enjoos e amolecimento nas fezes, leve-o ao veterinário para checar o que está acontecendo com ele.

Segundo Médicos Veterinários, o ideal para casos como este seria oferecer outra ração para seu amigo. Se por acaso ele mostrar interesse, não dê a nova ração de uma vez. Pois, o corpo do cão pode estranhar.  

Mudanças de ração devem ser gradativas:  

Mas, lembre-se: os pets não são como os humanos que precisam variar sempre de alimentação. Então, muitas vezes, a falta de apetite pode ser motivada por outros fatores, o que deve ser avaliado por um médico veterinário.  

Veja a seguir o que pode fazer seu peludinho “perder a fome”:

1 – Alimentação em excesso ou falta de apetite? 

Já notou se a porção que você oferece ao seu cão é maior do que ele realmente precisa? Pode estar havendo sobra de comida. Então, siga corretamente a indicação no rótulo do alimento ou pergunte ao veterinário de confiança.

Outra razão para isso é a alimentação em excesso, a porção servida ao animal pode ser demais para ele, então o seu filho de 4 patas come, mas sobra ração no potinho. É importante que o animal tenha uma rotina de alimentação e que a quantidade oferecida a a ele seja adequada ao seu porte e idade. Você pode verificar qual a melhor porção e horários para o seu cãopanheiro com o médico veterinário dele. 

2 – Petiscos 

Se você come filé mignon todo dia, não vai aceitar tão bem uma carne de terceira. É mais ou menos essa a analogia para você entender o que acontece quando é dado muitos petiscos para seu cão, ele fica com o “apetite caprichoso’. Os cães de pequeno e médio porte são experts nisso, pois sabem muito bem que são os bebês da casa e que você vai fazer de tudo para agradá-los.

Nesses casos, seja rígido e não dê petiscos para ele.

Um dos motivos para que o animal pare de comer a sua ração é o “apetite caprichoso”, isso pode acontecer se você presentear muito o seu filhote com petiscos. Ele acaba se acostumando e querendo somente o alimento no lugar da ração. O ideal é que o petisco seja oferecido ao seu aumigo em ocasiões especiais e nunca em excesso. 

3 – Alimentos perto das fezes 

A área de defecação nunca pode estar próxima dos potinhos. Para este caso, a solução é muito simples: basta afastá-los dali.  

4 – Doenças ou mal-estar 

Lembre-se que: o seu pet não pode ficar mais de dois dias sem comer. Portanto, se isso acontecer, observe como estão as fezes e urina, e procure um médico veterinário de confiança.

  

  

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published.*