Categories

Most Popular

Quanto tempo um gato dorme durante toda a sua vida?

quanto tempo dorme um gato

Com certeza você já reparou que seu bichano adora passar horas e horas dormindo! Os nossos felinos chegam a dormir até 18 horas por dia, embora pareça muito, para eles é extremamente necessário. 

É uma grande tentação ver o nosso filho de 4 patas dormindo e não ir lá fazer um carinho ou atenta-lo, né? Mas é importante que ele tenha sua rotina de sono em dia, para evitar qualquer estresse. 

Afinal, por que os gatos dormem tanto?

Os nossos bichanos dormem muuitoo! Em média, eles passam ⅔ da vida deles dormindo. Isso quer dizer que em 9 anos de vida, só 3 anos eles passam acordados!

Mas afinal? Por que esses peludinhos dormem tanto?

Essa é uma dúvida que deixa muitos tutores intrigados… Segundo estudos científicos, alguns felinos podem dormir em média 18 horas por dia, e outros chegam a dormir até 20 horas.

Esse comportamento faz parte do instinto do animal e para eles, é super normal. Porém, pode-se observar que eles não dormem durante várias horas seguidas. Eles costumam tirar sonecas durante o dia, mas não dormem longos períodos seguidos. 

O que diz a ciência sobre o sono dos gatos

Por ser um animal de hábitos noturnos, esses fofuxos têm menores períodos de sono durante a noite. Isso acontece porque eles têm a fisiologia de um predador. Ou seja, a fama de dorminhoco dos gatos não é um exagero. Veja o que diz os estudos científicos sobre o sono dos gatos!

Instinto de caça

Assim como os leões e outros grandes felinos, os gatos têm um padrão semelhante de dormir durante o dia e caçar à noite – eles estão estruturados para a caça.

Apesar de terem sido domesticados, ainda mantêm alguns hábitos da vida selvagem. Mesmo as brincadeiras dos gatos mostram os instintos primitivos de rastejar nas sombras e, sem nenhum aviso, pular em cima de sua presa alvo. E como a caça, mesmo que de simples brinquedos no conforto do lar, demanda gasto de energia, os cochilos auxiliam na economia e na reposição de energia.

Influências do clima no sono do animal:

Assim como nós, os felinos também são influenciados  pelo clima. Embora o comportamento de um gato possa variar muito, dependendo de sua raça, idade, temperamento e saúde em geral, num dia chuvoso ou frio não é raro ver o bichano bocejando e se aninhando para tirar uma boa soneca.

Mas os gatos também são sociáveis e altamente adaptáveis. Isso significa que um gato é capaz de ajustar os seus hábitos de sono para que ele possa passar mais tempo com seus entes queridos – ou seja, você. 

Os gatos também podem ajustar os seus padrões de sono para os horários de alimentação, razão pela qual um gato estritamente caseiro dorme mais do que um gato que solto. 

E a sua bolinha de pelos, também adora tirar um cochilo? 😀

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published.*