Categories

Most Popular

Veja como limpar corretamente a orelha do cachorro

Veja como limpar corretamente a orelha do seu cachorro

Você sabe como limpar corretamente o orelhinha do seu cachorro?

Esse é um cuidado importantíssimo para a saúde do seu filho de patas! Muitos tutores ficam um pouco perdidos na hora de fazer isso. Alguns nem sabem se podem. Mas, a verdade é que todo tutor não só pode, como deve limpar o interior das orelhas do seu pet. 

Veja neste post, como você pode realizar essa higienização de forma segura para o animal. Confira!

Qual a importância de limpar a orelha dos cães?

A orelha do cachorro é um região muito sensível e por isso, necessita de uma limpeza cuidadosa.

É muito importante que sua higienização seja feita com produtos específicos e com muita cautela. Quando não é feito dessa maneira, seu cãozinho pode ter desconforto na região da orelha, que vão de otites até graves comprometimentos da região. 

Como fazer a limpeza de forma segura?

A limpeza pode ser feita com o uso de algodão e também, com um produto próprio para limpeza de orelhas de cães, comprado em lojas de Petshops.

  • Jamais deve-se introduzir no ouvido do animal as “hastes de algodão”;
  • Também não pode limpar o interior da orelha do pet, somente a parte externa;
  • Então, se você comprou a solução e vai usá-la o certo é colocar a solução na orelha do cão, esperar que por alguns minutos e depois secar com uma gaze ou o algodão;
  • Se encontrar feridas procure o veterinário pois seu cão pode ter uma infecção ou outro problema.

Cuidados extras:

Não use outros objetos pontiagudos para limpar as orelhas do peludinho. Caso encontre feridas, procure o veterinário pois seu cão pode ter uma infecção ou outro problema.

Pode ser que alguns cães não reajam bem ao manuseio na hora da limpeza do ouvido. Eles podem ficar agitados, por isso, o ideal é acostumá-los desde filhotes. A médica veterinária Kate Oliveira, orienta que, se o animal não gosta melhor não insistir. Neste caso o certo é levá-lo até um profissional que vai saber como agir, em caso de animais mais agitadinhos.

Como fazer seu bichinho se acostumar com isso?  

É natural os cães não gostarem do processo de limpeza de ouvido, não é algo dolorido caso a orelha dele não tenha problemas de saúde ou feridas, mas é comum os cães chorarem e fazerem uma ceninha para evitar o processo.

Atenção, não tente forçar o cãozinho ou ele ficará sempre relutante. O que pode deixar o processo mais fácil é o cão associar a um momento positivo, como um carinho, petisco ou brinquedo.

Limpeza em excesso pode facilitar o desenvolvimento de otite. Além disso, se sentir mau cheiro, secreção escura ou vermelhidão, não faça a limpeza em casa e consulte um médico veterinário. Nunca use receitas caseiras ou produtos que não forem feitos para cachorros.

Leve o seu animal de estimação regularmente ao veterinário, no mínimo uma vez por ano ele deve fazer um check-up completo. Esse cuidado é importante para mantê-lo sempre saudável, prevenir doenças e tratar adequadamente qualquer enfermidade identificada.

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published.*