Categories

Most Popular

Conjuntivite em gatos: veja os cuidados

conjuntivite em gatos

A conjuntivite em gatos ocorre devido uma inflamação da membrana ocular. Ela pode ser um grande incômodo para os bichanos, pois provoca muita irritabilidade e coceira na região dos olhos.

A conjuntivite é causada pelo frio, poeira, infecção bacteriana ou pólen. Apesar de ser mais comum no verão, pode surgir em qualquer outra época do ano.

Sendo assim, é fundamental que o tutor fique de olho nos sinais da conjuntivite em gatos! Neste post, você vai aprender como cuidar do seu filho de pelos, caso ele esteja passando por isso.

Conjuntivite em gatos e seus sintomas:

Nos felinos a conjuntivite pode causar muito incômodo. O que faz com que eles fiquem coçando constantemente os olhos, que ficam vermelhos, inchados e com remelas. Além disso, secreções brancas, amareladas ou até esverdeadas podem surgir.

Em casos mais extremos o animal pode apresentar dor, febre, espirros ou fechar completamente os olhos, o que deve ser evitado ao máximo! Se você tem mais de um gatinho em casa, é preciso tomar cuidado pois os demais animais podem pegar a inflamação também.

Conjuntivite em gato: é possível evitá-la?

  • O principal cuidado para evitar a conjuntivite em gatos é observar sempre o comportamento do animal e evitar que seu peludinho esfregue as patinhas nos olhos;
  • Também é importante proteger seu gato de agentes poluidores, não deixando que ele fique em lugares empoeirados demais. Ou seja, uma boa higiene do ambiente que o bichinho vive é um fator que faz diferença também. Por isso, sempre mantenha seu gato em locais bem limpinhos, assim como a caminha e brinquedinhos dele;
  • Prevenção é a palavra-chave! Principalmente para quem tem mais de um gatinho ou ainda, se o animal tem suas escapadas noturnas. Visitas frequentes ao médico veterinário podem garantir o bem-estar do animal, assim como diagnósticos precoces e o devido tratamento em caso de conjuntivite.

Como cuidar de um gatinho com conjuntivite?

Se você desconfia que o seu gato está com conjuntivite, o recomendado é que você leve seu filho de patas ao veterinário. Assim ele pode receitar os remédios ideais para o seu gatinho ficar saudável novamente!

Existem alguns cuidados que você pode fazer para ajudar seu filhote, como por exemplo, evitar que ele esfregue os olhos com as patas.

Além disso, você também pode lavar os olhos do animal com soro fisiológico e com o auxílio de uma gaze. Não é recomendado jamais o uso do algodão, pois podem ficar alguns fiapos nos olhos do animal.

Caso os olhinhos dele tenham ficado inchado, você pode usar a camomila. Isso irá desinchar e aliviar a coceira. Basta molhar a gaze no chá frio e colocar sob o olho do animal.

Mas, lembre-se: é muito importante que o animal passe por uma avaliação com o médico veterinário.

conjuntivite em gatos

Visitas no veterinário são indispensáveis!

O quanto antes descobrir algum problema de saúde na sua bolinha de pelos, melhor para o tratamento. Por isso, não deixe de levá-lo ao veterinário para check-ups anuais ou semestrais.

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published.*