Categories

Most Popular

Quando posso castrar meu gato?

castração de gato

A castração de gatos é uma grande aliada ao bem-estar e segurança desses animais. Sem contar que, pode ajudar na prevenção de algumas doenças.

Você tem um miaumigo que ainda não foi castrado? Está com dúvidas sobre o assunto? Então você precisa ler este artigo!

Afinal, o que é castração de gatos?

A castração de gatos (também chamada de esterilização), consiste na remoção cirúrgica dos órgãos envolvidos na reprodução dos bichinhos.

Nos animais machos são removidos ambos os testículos e nas fêmeas, o útero e os ovários.

A esterilização cirúrgica desses animais pode ser realizada a partir dos seis meses de idade. Pois é nesse período, que o animal está completando a primeira fase da sua maturidade física.

A indicação no caso das fêmeas é realizar o procedimento antes do primeiro cio. Como a grande maioria das fêmeas entram no cio com 6 meses, a castração deve ser feita antes, podendo iniciar a avaliação pré-cirúrgica com 5 meses.

A decisão de fazer esse tipo de procedimento precisa ser avaliada por um médico veterinário. Sempre respeitando as características individuais e fisiológicas de cada animal.

Considerada uma cirurgia segura e de rotina, ela traz muitos benefícios para a vida dos nossos amiguinhos peludos, veja a seguir quais são!

Benefícios

A castração ajuda de forma positiva no comportamento do animal. Essa cirurgia pode ajudar a prevenir doenças! Nos machos pode prevenir o câncer de próstata. Nas fêmeas, diminui o risco de câncer de mama, de ovário e também infecções no útero.

Além disso, diminui o risco do seu miaumigo fugir de casa, sofrer maus tratos, ser atropelado ou se envolver em brigas com outros animais na rua.

Qual o momento indicado para castrar uma gatinha ou gatinho?

Geralmente, o gato quando não é castrado costuma dar suas escapadas para marcar território ou para buscar parceiras. E nessas fugas, podem acontecer atropelamentos, acidentes, intoxicação ou maus-tratos. Por isso é importante castrar o animal se você não pretende que ele tenha filhotinhos.

Quando o animal ainda é filhote e não sofreu muita ação hormonal, a castração ajuda a resolver o problema das saidinhas noturnas, já que a libido do animal diminui após a cirurgia.

Após os 6 meses de vida, um felino já pode passar por uma avaliação com o médico veterinário para ser castrado. Esse procedimento ajuda de forma positiva no comportamento dele.

Converse com o médico veterinário de sua confiança, para que ele faça uma avaliação e forneça as orientações necessárias.

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published.*