Categories

Most Popular

Como acabar com os indesejáveis carrapatos

carrapatos

Engana-se quem pensa que somente animais de rua podem ser infectados pelos carrapatos! Tanto aqueles que costumam sair com frequência, quanto aqueles que só ficam dentro de casa podem pegar carrapatos. 

O que causam os carrapatos?

Além do prurido (coceira), causada pela alergia a picada, são responsáveis por transmitirem hemoparasitas que podem causar anemia principalmente em filhotes e em animais debilitados.

O clima quente e úmido favorece a proliferação desse parasita!

O clima quente e úmido favorece a proliferação dos carrapatos já que esse tipo de clima é ideal para os carrapatos se reproduzirem

Apesar da proliferação rápida, o animal só representa 5% do problema, no ambiente se encontram os outros 95% dos carrapatos, isso significa que para cada cinco carrapatos que um cachorro tem, existem 95 no seu quintal. A fêmea do carrapato faz ovopostura de 5 mil ovos no ambiente isso com seus 21 dias de vida, o ciclo reprodutivo é muito curto, então dos 5mil de media, após 21 dias as fêmeas estarão fazendo uma novo ovopostura e assim aumentado consideravelmente a infestação do ambiente.

Os carrapatos podem matar?

Sim. As hemoparasitoses transmitidas pelo vetor CARRAPATO, Erlichiose e Babesiose acabam destruindo células sanguíneas, deixando os animais extremamente debilitados. A Babesiose infecta e destrói glóbulos vermelhos e a Erlichiose destrói glóbulos brancos. São doenças de ocorrência mundial e podem levar os animais a desenvolverem manifestações clínicas variáveis que se não diagnosticadas e tratadas no início levam o animal a óbito.

Mas meu cãozinho só fica dentro de casa, ele tem chances de ser infectado?

Sim!

Lembrando que o ambiente é responsável por maior parte da infestação! Portanto, o contato com outros animais infestados; passeios na rua ou até mesmo o proprietário, pode carregar em seu calçado ou vestimenta as formas jovens do carrapato e levar para dentro de casa. 

Por isso, a prevenção é importante! Mesmo os cachorros que raramente saem de casa devem usar produtos preventivos para pulgas e carrapatos. 

Prevenção no ambiente

A prevenção é importante não só para os peludinhos e sim para toda família. Mantenha a casa bem aspirada e objetos e utensílios dos animais limpos. Para o ambiente é necessário uma dedetização especializada que seja segura para os bichos e para a família. Só aplique produtos indicados por seu Medico Veterinário e JAMAIS utilize o produto do ambiente em seu amiguinho.

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published.*